Tilápia à moda tailandesa com legumes no vapor!

INGREDIENTES

1 filé de tilápia (120 g)
1/2 pimentão vermelho pequeno
3 ou 4 talos de aspargo fresco
1/2 cenoura pequena
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
60 ml de leite de coco light
suco de 1 limão
2 col. de sobremesa de shoyu light
1/2 col. de sobremesa de gengibre em pó
1/2 col. de sobremesa de pimenta calabresa moída

MODO DE PREPARO

Numa panela, ferva 500 ml de água. Corte a cenoura e o pimentão em tiras finas de tamanho médio. Corte cada talo de aspargo em 3 ou 4 pedaços. Arrume os vegetais numa panela para cozimento a vapor. Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque por cima dos legumes. Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e cozinhe tampado de 6 a 8 minutos.
Para o molho, misture numa tigela pequena o leite de coco, o suco do limão, o shoyu, o gengibre e a pimenta calabresa moída. Despeje numa panela e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo com uma colher de pau até engrossar levemente (aproximadamente 3 minutos). Arrume o peixe e as verduras no prato e regue com o molho. Sirva acompanhado de arroz integral ou arroz jasmim.

A grande variedade de ingredientes e temperos acaba sendo uma das dificuldades na hora de preparar pratos típicos da culinária tailandesa. As receitas são uma verdadeira alquimia gastronômica. Para esta primeira experiência, escolhi um que foge um pouco à regra já que é altamente simples e fácil de preparar. Mas nem por isso os sabores clássicos são deixados de lado.

A combinação do leite de coco com o gengibre e a pimenta calabresa proporciona o que há de mais tradicional nesta gastronomia oriental. Ao mesmo tempo é possível saborear o doce, o amargo, o azedo e o apimentado. Uma verdadeira miscelânea de temperos que juntos tem a capacidade de transformar uma simples refeição numa experiência transcendental.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS