Salada de Bacalhau PORTUGUESA!

INGREDIENTES

Bacalhau Gadus Murhua desfiado e já dessalgado - 1 Kg
Pimentão vermelho em tiras pequenas - 1 unidade média
Pimentão amarelo em tiras fnas - 1 unidade média
Batata em cubos - 600 g
Cebola roxa em tiras finas - 3 unidades
Alho em lâminas finas - 2 dentes
Azeitonas pretas sem caroço - À gosto
Azeite de oliva extravirgem - 80 ml
Vinagre de vinho tinto - 20 ml
Bacon em cubinhos - 80 g
Sal - À gosto

MODO DE PREPARO

Depois de ter limpado o bacalhau de eventuais espinhas, aqueça uma panela funda de água até que ferva. Coloque o bacalhau. Quando a água voltar a borbulhar, conte mais 1 minuto e retire o peixe com uma escumadeira, reservando a água. Coloque o bacalhau na travessa que irá servir.

Cozinhe os cubos de batata até que fiquem macios, mas não em excesso. Aqueça uma frigideira e frite o bacon até que doure. Escorra em papel alumínio.

Em outra frigideira, coloque um pouco do azeite e frite as tiras de pimentão até que amoleçam, salgando suavemente. Retire e junte com o bacalhau. Na mesma frigideira, refogue a cebola por 3 minutos, colocando um pouco de sal. Retire e misture ao bacalhau. Ponha os cubos de batata e deixe que dourem ligeiramente, temperando também com um pouco de sal. Retire e proceda como os outros ingredientes. Coloque o resto do azeite na frigideira e adicione o alho. Deixe que aqueça bem e desligue o fogo.

Jogue a mistura do azeite com o alho e o vinagre sobre o bacalhau. Polvilhe o bacon crocante e espalhe as azeitonas. Sirva frio.


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS