Risoto de presunto parma!

INGREDIENTES

1 xícara grande de arroz arbóreo
Presunto parma (eu usei mais ou menos 250g)
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 tablete de caldo de legumes (eu tenho preguiça de fazer caldo caseiro)
1 taça de vinho branco seco (opcional)
1 xícara de alho poró picado
2 colheres de sopa de manteiga
Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela média com água ao fogo. Dissolva o tablete de caldo de legumes e mantenha esse caldo fervendo sempre.

Escolha uma panela de fundo grosso e coloque 1 colher de sopa de manteiga e todo o alho poró. Refogue e misture o arroz arbóreo. Refogue por dois minutinhos e acrescente o vinho branco (opcional). Deixe evaporar o álcool, mexendo sem parar.

Agora você não pode mais se afastar do fogão. O segredo de um bom risoto é mexer sem parar e ir acrescentando caldo aos poucos. Ou seja: coloque uma concha do caldo e mexa até começar a secar. Só então acrescente mais uma concha e faça isso até o arroz ficar al dente, ou seja: no ponto certo para comer o risoto. Leva, em média, 30 minutos.

Quando o arroz estiver quase no ponto, misture o parma cortado em pequenas fatias e a metade do queijo parmesão. Continue colocando o caldo e, quando chegar no ponto certo, desligue o fogo e corrija o tempero.

Acrescente a outra colher de manteiga com o fogo desligado e mexa delicadamente. Isso deixará o risoto ainda mais brilhoso e cremoso. Agora acrescente o restante do queijo ralado, o cheiro verde e sirva imediatamente!


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS