Receita de Fougasse de queijo

INGREDIENTES

• 2 colheres de café de fermento seco ou 15 g de fermento fresco
• 300 ml de água
• 500 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para polvilhar
• 1 1/2 colher de café de sal
• 1 colher de sopa de azeite de oliva
• 250 g de queijo ralado do tipo gruyère (ou outro de sua preferência), mais um pouco para a cobertura

MODO DE PREPARO

Modo de preparo

Em uma vasilha, deixe em repouso por 5 minutos o fermento e 100 ml de água. Em seguida, misture os dois muito bem. Em outro recipiente, misture a farinha e o sal.

Faça um buraco no centro e vire a mistura líquida e o azeite. Com a ajuda de uma colher de pau, incorpore um pouco da farinha ao líquido, sempre movimentando das bordas para o centro, a fim de obter uma massa mais compacta.

Cubra o recipiente com um pano úmido e deixe fermentar por 20 minutos, até que a mistura produza pequenas borbulhas e comece a crescer.

Adicione a metade da água restante, misturando até obter uma massa firme e leve - se for o caso, derrame um pouco mais de água. Coloque a massa sobre a área de trabalho, polvilhada de farinha, para sová-la por 10 minutos, até que fique mais lisa e elástica.

Incorpore o queijo ralado. Volte a massa para um recipiente limpo e cubra com um pano úmido. Deixe-a crescer por 1 hora e meia. Ela deverá dobrar de volume. Quando isso acontecer, dê uma espécie de soco com o punho fechado bem no meio - isso a fará murchar ligeiramente. Deixe-a repousar por mais 10 minutos.

Passado esse tempo, achate a massa, dividindo-a em 4 partes. Mais 10 minutos de descanso. Modele cada uma das partes até que fique com o formato ovalado e achatado, com cerca de 1,5 cm de espessura apenas (se sentir que a massa ainda não está elástica para isso, deixe-a repousar por mais 2 minutos).

Coloque as fougasses sobre um tabuleiro polvilhado de farinha ou untado de óleo. Com uma faca, faça cinco cortes de cerca de 3 cm nas bordas de cada uma. Afaste essas incisões empurrando as bordas delicadamente com os dedos. Cubra com um pano e deixe repousar por mais 45 minutos. As fougasses crescerão nesse período.

Espalhe um pouco de queijo ralado sobre todas e leve para assar em forno preaquecido por 25 ou 30 minutos. Deixe-as resfriar sobre uma grelha metálica.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS