Receita de Dobradinha com camarão

INGREDIENTES

1kg de dobradinha limpa e cortada em tiras
. Suco de limão a gosto
. 1 1/2 kg de camarão médio
. 6 1/4 de xícara (chá) de água (500 ml)
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1 pitada de noz-moscada
. Pimenta calabresa a gosto
. 2 colheres (sopa) de azeite (30 ml)
. 1 cebola grande ralada ou picada
. 2 dentes de alho amassados
. 500 g de batata cortada em cubos médios
. Salsa e coentro picados a gosto

MODO DE PREPARO

Modo de preparo:

  • Limpe a dobradinha. Lave bem, esfregue o limão e enxágüe. Deixe de molho durante 30 minutos, com o bagaço, o suco de limão, um pouco de vinagre e água suficiente para cobrir a dobradinha. Afervente na mesma água por 15 minutos. Reserve.
  • Descasque os camarões separando a cabeça e as cascas. Lave, tempere com limão, sal e reserve na geladeira. Lave bem as cabeças e as cascas dos camarões. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 220ºC até tostar. No liquidificador triture as cabeças e as cascas, acrescentando aos pouco a água. Bata por três minutos e coe em uma peneira.
  • Numa panela de pressão adicione a dobradinha, o caldo de camarão, a noz-moscada, a pimenta calabresa e cozinhe por 40 minutos após a panela começar a chiar ou até ficar macia. Retire a dobradinha e corte em tiras. Reserve o caldo.
  • Em outra panela, aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho e acrescente a dobradinha. Adicione o caldo de camarão e cozinhe em fogo baixo até ferver. Junte a batata e deixe cozinhar. Com uma concha, retire um pouco do caldo, transfira para uma panela e cozinhe os camarões por dois minutos.
  • Acrescente os camarões cozidos com o caldo à panela da dobradinha, junte a salsa e o coentro. Ajuste o sal e, se necessário, acrescente pimenta-do-reino. Cozinhe por mais três minutos tomando cuidado para os camarões não endurecerem. Sirva.

Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS