Pão com Espinafre, Queijo e Presunto Parma!

INGREDIENTES

Farinha de trigo - 350 g
Açúcar - 1 colher (sopa)
Azeite - 2 colheres (sopa)
Fermento biológico em pó - 10 g (1 envelope)
Tomilho e Alecrim frescos picados - 3 colheres (sopa)
Leite - 200 ml
Sal - 1 colher (chá)
RECHEIO
Espinafre - 1/2 maço
Queijo muçarela - 10 fatias finas
Presunto Parma - 10 fatias finas
Cebola roxa em tirinhas - 1 unidade pequena
Azeite de oliva - 1 colher (sopa)
Sal e pimenta-do-reino - À gosto
FINALIZAÇÃO
Gema de ovo - 1 unidade
Queijo parmesão ralado fino - 2 colheres (sopa)

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes secos da massa. Acrescente um pouco de leite e o azeite. Vá mexendo, adicionando mais leite aos poucos, até obter uma massa elástica e lisa. Coloque em uma tigela untada com azeite, cubra com pano e deixe descansar até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora e meia.

Retire as folhas do espinafre. Aqueça uma panela com água salgada até ferver. Mergulhe o espinafre e deixe por 3 minutos. Retire e escorra em uma peneira. Quando esfriar um pouco, esprema com as mãos para retirar o excesso de água. Pique com uma faca e reserve.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite de oliva. Junte a cebola e refogue por 3 minutos. Adicione o espinafre, tempere com o sal e a pimenta (com parcimônia) e cozinhe por mais 1 minutos.

Abra a massa em uma base enfarinhada formando um quadrado de 30 cm. Coloque o presunto Parma, deixando 3 cm das bordas. Cubra com o queijo e espalhe o refogado de espinafre por cima de tudo. Enrole a massa como um rocambole. Coloque em uma forma untada e faça cortes paralelos de 2,5 cm, sem deixar atravessar a massa. Incline levemente todas as fatias, como se estivesse apoiando uma na outra. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos.

Pincele com a gema misturada com um pouco de água e polvilhe o queijo ralado por cima. Aqueça o forno e leve o pão para assar por 30 minutos em 200 graus. Separe as fatias e sirva ainda quente.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS