Nhoque de ricota e espinafre!

INGREDIENTES

85 g de espinafre
1 dente de alho picado
1/4 de cebola picada
50 g de ricota fresca
1/2 tomate cortado em cubos
sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão a gosto

MODO DE PREPARO

Pique o espinafre e refogue numa panela antiaderente com a cebola, o alho, sal e pimenta-do-reino. Mexa até murchar e despeje a água que soltar do refogado. Numa tigela, esfarele a ricota com um garfo e misture com o espinafre. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça pequenas bolinhas e reserve.
Leve o tomate picado para uma panela antiaderente e tempere com manjericão e orégano a gosto. Cozinhe em fogo baixo apenas para aquecer e amolecer. Arrume as bolinhas num prato e regue com o molho de tomate por cima. Sirva em seguida.

Na receita original dizia para acrescentar 1 col. de chá de farinha de trigo nas bolinhas e cozinhá-las em água quente por 10 minutos. Entretanto, logo percebi que isso seria impossível pois certamente desmoronariam. E foi o que aconteceu com uma primeira que coloquei como teste.

No fim, resolvi não fazer isso e creio que não fez a menor falta. O sabor deste prato ficou uma maravilha e a combinação ricota, espinafre, tomate, manjericão e orégano é uma que não cansa nunca. Apesar de bastante saudável, esta receita não é exatamente leve nem pouco calórica já que contém uma quantidade considerável de queijo (que mesmo branco tem lá sua dose de gordura).

Entretanto, apreciando com moderação, a ricota é uma ótima fonte de proteína e uma excelente alternativa aos outros queijos amarelos mais gordurosos ainda. Vale a pena deixar-se deliciar com esta iguaria de vez em quando. E se for junto do espinafre, melhor ainda.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS