Receita de Naked cake de brigadeiro e avelãs

INGREDIENTES

Massa:

06 ovos (claras em neve)
1 1/2 xic chá açúcar peneirado
170 ml yogurte natural
02 1/2 xic chá farinha de trigo fermentada
150 gramas de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
200 gramas de avelãs sem casca, torradas e moidas no processador
02 colheres de sopa de cacau em pó
Recheio de brigadeiro:

02 latas de leite condensado
02 creme de leite de caixinha
1/2 xic de chocolate em pó 50 % cacau
10 gramas de manteiga
01 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
200 gramas de chocolate em barra meio amargo

MODO DE PREPARO

Massa:
Coloque na batedeira as gemas, açucar e bata em velocidade média até ficar um creme esbranquiçado, tipo uma maionese. Coloque a manteiga ou margarina e bata mais um pouco até incorporar. Tire da batedeira, acrescente o yogurte e a farinha peneirada. Por ultimo o cacau peneirado e as avelãs.

Forre 03 formas de fundo falso de 23 cm de diametro com papel manteiga. Corte o papel com a tesoura e forre apenas o fundo. Eu costumo passar manteiga no fundo, e depois colocar o papel. Assim ele gruda na forma. Distribua igualmente a massa nas 3 formas e leve para assar em forno 180 graus. Deve ficar por uns 20 minutos, mais ou menos. Faça o teste do palito para ver se está assado.
Assar individualmente dá outra aparencia no bolo. Mas se vc não tiver 3 assadeiras e quiser fazer e depois cortar tudo bem. Dá certo também.

Recheio de brigadeiro:coloque todos os ingrediente, menos o chocolate em barra, em uma panela grossa e funda. Eu gosto de peneirar a farinha e o chocolate em pó. Mexa bem ANTES de levar ao fogo, assim não corre o risco de formar grumos. Depois disso, leve ao fogo alto e mexa sem parar. O ponto leva um tempo para ficar bom. O certo é aquele ponto um pouco mais mole do que de enrolar. Retire do fogo e acresente o chocolate em barra. Com o calor ele vai derreter. Mexa e reserve.

Trabalhe com a massa e recheio frio. Pode molhar com o que quiser?chá de especiarias, ou guaraná+ leite condensado?Eu coloco o liquido em um tubo plastico (daqueles de catchup em carrinho de cachorro quente) e uso para molhar a massa.

O recheio coloquei em um saco de confeitar com um bico perle grosso. Mas pode colocar com espatula também. Finalizei com raspas de chocolate amargo e uma caldinha de chocolate que estava dando sopa na geladeira.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS