Receita de Mousakás

INGREDIENTES

2 berinjelas fatiadas
500g de carne moída magra
uma cebola média bem picadinha
um dente de alho grande picadinho
um tomate bem maduro picadinho
uma xícara de molho de tomate
2 colheres e farinha de trigo
2 colheres de manteiga
2 xícaras de leite
300g de muçarela ralada grosseiramente
3 colheres de requeijão culinário (eu usei um pouco mais, pois coloquei depois um pouco mais de requeijão por cima de tudo antes de levar ao forno)
um ovo
azeite
orégano
sal
curry
canela em pó
noz-moscada

MODO DE PREPARO

1. Corte as berinjelas e deixe-as de molho submersas na água com sal para livrá-las do amargor (eu deixei por 1h, enquanto fazia outras coisas).(normalmente o pessoal fatia as berinjelas em tiras largas cortadas no comprimento, mas eu às vezes gosto de cortá-las em rodelas, para ficar mais fácil de passá-las na frigideira depois e de cortar na hora de servir)
2. Refogue 2/3 da cebola e o alho no azeite. Coloque a carne moída e refogue. Tempere a carne com sal, curry (umas duas colheres de chá) e canela (siiimm canela... isso é tradicional na receita. Pode usar sem medo, não fica com gosto de doce de festa junina não rsrs use duas pitadinhas).
3. Quando a carne estiver cozida, coloque o molho de tomate e o tomate, e mais uma pitadinha de orégano. Deixe ferver (não é para ficar com muito molho, mas com cara de carne molhadinha, com um pouco de caldinho). Reserve.
4. Coloque em outra panela a manteiga e deixe derreter. Faça o roux acrescentando a farinha e deixando dar uma leve fritada. Acrescente o leite, mexendo bem. Deixe ferver até engrossar, e então acrescente a cebola, o sal, 1/3 do queijo, as colheres de requeijão e a noz-moscada. Misture tudo muito bem, desligue e deixe esfriar. Quando estiver morno, acrescente o ovo (sim sim... cru), mexa bem e volte a panela para o fogo por mais um ou dois minutos. Reserve.
5. Em uma frigideira com um filetinho de óleo, passe as fatias de berinjela até elas ficarem mais macias, um pouco mais transparentes e com manchinhas de tostadas. Seque-as no papel toalha.
6. Agora é só montar: eu costumo fazer uma camada apenas de carne. Coloque um filete de azeite na travessa, coloque uma boa camada de berinjela, usando metade das fatias. Coloque a carne, outra camada com o restante das fatias de berinjela, e o molho béchamel. Cubra tudo com o restante da muçarela e leve ao forno por 15 minutos - depois é só servir com arroz brando e vinho tinto!


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS