Receita de Massa Italiana Caseira de Macarrão

INGREDIENTES

Farinha de trigo ou farinha de semolina
Ovos
Uma pitadinha de sal
Umas gotinhas de azeite de oliva. Só pra emulsificar a massa.

MODO DE PREPARO

Observações importantes sobre os ingredientes, quantidades e equipamentos:

- A receita leva 1 ovo para cada 100gr de farinha. Essa quantidade pode mudar um pouco dependendo do tamanho dos ovos e a umidade do ambientes. Se o ambiente estiver mais úmido, usa-se mais farinha.

- Uso o ovo para calcular a quantidade de massa para fazer. Calculo 1 ovo para cada pessoa, portanto, massa para 5 pessoas: 5 ovos e 500gr de farinha.

- Para fazer a massa eu utilizo a minha batedeira KitchenAid e seu acessório chamado Pasta Roller, comprado a parte. Com a batedeira e o acessório de massa, você consegue fazer todos os passos sem muito esforço. Tanto para misturar, como para sovar, passar no cilindro e cortar o macarrão. Lógico que para você fazer a massa em casa não precisa ter essa batedeira.

Você pode amassar a massa na mão e utilizar um cilindro manual ou elétrico para abri-la, porque abrir na mão com o matterello (o rolo italiano), confesso que é quase uma missão impossível.

Modo de Fazer (sem a batedeira):

Em uma bacia, adicione toda a farinha peneirada, faça um buraco ao meio (igual quando vamos fazer bolo) e adicione os ovos (A dica é que você bata um pouco os ovos antes e não adicione-os inteiros, assim fica mais fácil para dar liga à massa) o sal e o azeite.
Misture com um garfo incorporando a farinha aos ovos aos poucos. Continue até formar uma bola. Para isso será necessário colocar mesmo a mão na massa para amassá-la, pois só assim ela ganhará liga para formar uma bola de massa.
Sove a bola até que a textura fique sedosa (se utilizar a farinha de semolina, poderá achar um pouco difícil, se você tiver uma batedeira com gancho, pode utilizá-la para sovar a massa). Para ficar mais fácil, divida a bola e sove um pouco de cada vez. Deixe as outras bolas de massa cobertas com um pano úmido para não ressecar a massa enquanto você vai sovando as demais bolas.
Depois de sovar por alguns minutos, divida a massa em um numero de bolas igual ao número de ovos usados. Por exemplo: 5 ovos, 5 bolas.
Pegue 1 bola (deixando as outras debaixo do pano) e achate com as mãos. Se você não conseguir achatar suficientemente para passar no cilindro, significa que precisa sovar mais.
Cada marca de cilindro é diferente, mas geralmente existe um controle de espessura. No meu cilindro da batedeira, o mais grosso é o 1. Passe a bola achatada no cilindro 1 vez e dobre a massa ao meio e passe de novo. Cada vez que se passa a massa no cilindro, ela perde um pouco a textura granulada e vai ficando cada vez mais sedosa. Continue mais 2 ou 3 vezes dobrando e passando até a massa começar a brilhar.
Ajuste a espessura do cilindro para um pouco mais fino ( no meu seria o 2). Passe a massa sem dobrar nesta nova espessura. Reajuste a espessura e novamente passe a massa sem dobrar.
Continue fazendo isso até formar uma folha de massa bem fina e comprida de acordo com a espessura que deseja para depois fazer o corte do macarrão.
Ao chegar na espessura desejada, utilize o cilindro para o corte que desejar. Caso não possua este cilindro, pode cortar manualmente com uma faca.
Enquanto vai cortando, pendure a massa para que ela seque certinha até o momento de cozinhar, evitando que fique torta. Se preferir enrole em formato de ninho. Eu como não tenho um varal próprio de massa, improvisei um no armário da cozinha.
Cozinhando a Massa:

Cozinhe o macarrão em uma panela grande de água com sal fervendo. A massa deve levar menos de 2 minutos para cozinhar. Quando a massa subir até a superfície, já estará cozida. Escorra e sirva com molho.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS