Receita de Manjar branco com calda de ameixa!

INGREDIENTES

Ingredientes do manjar:
1 lata de leite condensado
1 de leite
2 vidros pequenos de leite de coco
3/4 xícara (chá) de maisena

Ingredientes da calda de ameixas:
1/2 xícara de ameixas secas, sem caroço
3 xícaras de água
2/3 de xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de rum (opcional)

MODO DE PREPARO

Modo de fazer o manjar: Numa panela coloque o leite (reserve uma xícara desse leite, numa tigela, para misturar à parte, com o amido), o leite de coco, o açúcar, e o amido de milho que você misturou à parte com a xícara de leite e misture até dissolver bem.
leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher para que o manjar não crie grumos.A partir do momento em que começar a ferver, diminua a chama do fogão ao mínimo, e continue mexendo por uns 5 minutos ainda, a fim de cozinhar bem o amido.
Despeje numa forma de furo no meio (eu costumo molhar a forma apenas com água, e não precisa untar).
Cubra com plástico filme (para não criar muita película no manjar, ao resfriar) e deixe amornar para levar à geladeira.
Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas até desenformar (eu prefiro fazer na véspera de servir).

Modo de fazer a calda: Numa panela, coloque as ameixas e a água, deixando hidratar por cerca de 1 hora (fora do fogo). Após esse tempo, leve a panela ao fogo, deixe ferver por 10 minutos,acrescente o açúcar e leve a ferver por 30 minutos. em fogo baixo, ou até a calda reduzir pela metade. (nesta etapa, você escolhe como gosta mais da calda se mais espessa ou mais líquida), particularmente no manjar eu não gosto da calda tão caramelada e espessa quanto no pudim de leite. Se quiser mais espessa ferva até que ela encorpe um pouco mais. Lembre-se que quando ela esfria engrossa um pouco mais. Se optar pelo rum, coloque nessa hora, após a retirada do fogo (para que o álcool não evapore). Deixe na geladeira num recipiente fechado, até o momento de desenformar o manjar para servir.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS