Receita de Lasanha à Bolonhesa com Berinjela

INGREDIENTES

Para o ragu de carne à bolonhesa:
500 gr de carne moída
1 lata de tomate pelado
1 xícara de vinho tinto seco
4 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
1 pimentão pequeno picado
sal a gosto
pimenta do reino
folhas de manjericão a gosto
azeite

Para o molho bechamel:
2 copos de leite quente
3 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de queijo parmesão
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto

Para a montagem:
200 gr de massa para lasanha
500 gr de mussarela ralada ou fatiada
1 berinjela fatiada
azeitonas pra decorar
folhas de manjericão pra decorar

Basta montar a lasanha alternando a massa, os molhos, a berinjela e a mussarela. Inicie com um dos molhos e finalize com a mussarela. Decore com azeitona e manjericão. Leve ao forno (pré-aquecido) médio-alto, coberto com papel alumínio por 20 minutos. Retire o papel e deixe gratinar.

MODO DE PREPARO

Para o ragu de carne à bolonhesa:
Tempere a carne com sal, pimenta e 2 dentes de alho. Deixe temperando por 30 minutos.

Doure o restante do alho e a cebola no azeite. Junte o pimentão e deixe refogar. Acrescente a carne e misture bem, quando ela estiver mais escura e soltinha, acrescente o vinho, deixe ferver até o vinho secar completamente. Junte os tomates pelados e se necessário um pouco de água. Prove e acerte o sal. Deixe ferver em fogo baixo por mais alguns minutos. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e reserve.

Para o molho bechamel:
Derreta a margarina e acrescente a farinha de trigo, mexa bem para que forme um creme homogêneo e deixe a farinha dourar. Acrescente aos poucos o leite quente, misturando sem parar. Vai empelotar no começo mas depois ficará homogêneo (Se não ficar, é só bater no liquidificador e voltar para o fogo). Acrescente ao molho sal, noz moscada (fundamental!!) e pimenta do reino. Mantenha em fogo baixo, sem deixar ferver, misturando sempre e acrescente o queijo parmesão. Reserve.

Para a montagem:
Fatie a berinjela, se for necessário use um fatiador de legumes. Doure os dois lados das fatias no azeite quente. Reserve.
Basta montar a lasanha alternando a massa, os molhos, a berinjela e a mussarela. Inicie com um dos molhos e finalize com a mussarela. Decore com azeitona e manjericão. Leve ao forno (pré-aquecido) médio-alto, coberto com papel alumínio por 20 minutos. Retire o papel e deixe gratinar. Bom apetite!


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS