Gratinado de repolho!

INGREDIENTES

meio repolho branco não muito grande
1/5 de xícara (chá) de azeite
1/5 de xícara (chá) de cebolinha picadinha
4 dentes de alho
meia cebola
1 tomate
1 ovo
1/2 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

MODO DE PREPARO

Esta receita não tem mistério, só não classifico como muito simples pois tem a parte do gratinado que requer uma atenção extra para ficar no ponto. Ao trabalho!

Descasque e esprema os alhos. Remova toda a casca do tomate. Pique o repolho, a cebola e o tomate grosseiramente. Não precisa cortar a cebola em pedacinhos muito pequenos.

Separe todos os ingredientes e pegue uma frigideira grande, onde será preparado o recheio do gratinado.

Ascenda a frigideira em fogo alto e aplique todo o azeite. Deixe o azeite esquentar por alguns segundos e aplique toda a cebola e todo o alho. A cada intervalo de alguns segundos não maior que 15 mexa os ingredientes. Deixe dourar por um tempo.

Quando o preparado estiver bem douradinho, aplique o tomate e a cebolinha. Para ajudar a cozer os ingredientes, jogue 2 colheres de sopa de água. Misture bem todos os ingredientes. Quando estiver com a cara como a da foto, você pode aplicar o repolho.

Aplique todo o repolho, tomando o cuidado de não transbordar a frigideira. Neste momento todo o repolho estará por cima, misture bem todos os ingredientes de forma que o preparado vá ficando uniforme. Deixe por um tempo de forma que o repolho cozinhe e fique mais molinho.

Neste momento, quando o repolho já estiver mais mole, aplique sal a gosto e vá experimentando. Quando estiver de agrado, apague o fogo e deixe esfriar por um tempo. Por fim, aplique o ovo, para dar liga nos ingredientes. Misture, misture, misture.

Pegue uma travessa não muito grande, unte com azeite e despeje todo o recheio. Utilizando uma colher de pau, vá distribuindo o recheio de forma nivelada por toda a travessa.

Quando o recheio estiver bem distribuído, aplique o creme de leite por cima do recheio e por fim o queijo parmesão ralado por cima de tudo. O queijo dá sabor e um bom visual ao gratinado.

Ufa! O mais difícil já foi, agora é só levar ao forno. Se seu fogão possuir a chama da parte de cima, melhor ainda, dá um ótimo resultado. Caso contrário, apenas deixe um pouco mais de tempo. Com a chama na parte de cima eu deixei 15 minutos, checando na metade do tempo para ver se está no ponto.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS