Receita de Cozido de Carne e Legumes

INGREDIENTES

Primeiro escolha as carnes e tipos de linguiça. Eu usei:

Costela de porco
Carne bovina (usei patinho)
Paio
Linguiça portuguesa

Legumes:

Batata
Batata doce
Cenoura
Repolho

Outros ingredientes:

1 cebola
dentes de alho amassados
folhas de louro
cubos de caldo (legumes, carne, etc)
farinha de mandioca
cheiro verde picado
azeite

MODO DE PREPARO

Doure metade do alho no azeite. Comece refogando as carnes (exceto as linguiças). Junte a cebola, pelo menos 1 cubo de caldo de carne (vai depender da quantidade de carne) e 2 folhas de louro. Cubra com água e cozinhe na panela de pressão por pelo menos 20 minutos (até que fiquem cozidas).

Acrescente as linguiças e deixe cozinhar sem pressão. Prove e, se necessário, acerte o sal. Reserve.

Doure o restante do alho no azeite e junte os legumes (exceto o repolho). Acrescente pelo menos 1 cubo de caldo de legumes, cubra com água e deixe cozinhar. Fique atento ao tempo de cozimento de cada legume. Por exemplo, a cenoura demora mais. Você pode cortá-las menores e as batatas maiores, ou ainda, colocar a cenoura primeiro e depois as batatas para cozinhar.

Quando estiver quase cozido, prove, e se necessário, acerte o sal. Acrescente o repolho. Eu gosto de cortar o repolho em 4 pedaços. Você pode soltar folha por folha se preferir. Deixe por mais cerca de 5 minutos. Reserve.

Fazendo o pirão: Separe uma parte do caldo do cozimento da carne e uma parte do caldo do cozimento dos legumes. Junte-os em uma panela. Em fogo baixo vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, sempre misturando. Quando chegar na consistência desejada, prove e, se necessário acerte o sal. Junte cheiro verde picado.

Escorra os legumes e as carnes e sirva com o pirão e um bom azeite! Bom apetite!


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS