Como embalar alimentos a vácuo sem se utilizar máquinas! É muito fácil?

INGREDIENTES

Quer saber de um truque para embalar os seus alimentos sem recorrer a máquinas de vácuo? Muito simples. Preste atenção! Este é um truque apresentado por Kenji Lopez, um youtuber do canal Serious Eats. É tão fácil que só vai precisar de uma bacia com água. Aprenda, então:

  1. Ponha o alimento, que pretende congelar, num saco hermético com zíper.
  2. Depois, feche-o quase totalmente. Você vai deixar um pouco aberto. Verá já o motivo.
  3. Numa bacia cheia de água, deposite o saco sem o soltar.
  4. Enquanto o saco desce lentamente, você pode verificar que a pressão da água vai empurrando o ar para fora desse buraquinho que deixou aberto.
  5. Por fim, pode fechar totalmente o saco e retirar da água.

Deste modo, conseguirá um embalamento a vácuo caseiro. Você pode agora conservar os seus alimentos, de forma bem prática e sem recorrer a máquinas para esse efeito.

Quer saber mais sobre o embalamento a vácuo?

É um método muito usado pelas empresas do ramo alimentar, que remove o ar da embalagem, mantendo assim o produto conservado por muito mais tempo ? 3 a 5 vezes mais do que o tempo normal quando refrigerado. Um alimento embalado a vácuo ocupa igualmente menos espaço e a sua aparência é também mais apelativa, em nível comercial. Saiba que, assim, a sua conservação é facilitada e com menores riscos de contaminação.

Na verdade, esta técnica está a ter alta rentabilidade, porque evita o desperdício e garante que o produto mantém as suas propriedades naturais, durante mais tempo. Economiza-se, pois com produtos mais comprimidos pelo vácuo, mais fácil é de comercializá-los em embalagens maiores. Falamos, por exemplo, de peixe, carne, bacon e queijos. Isto torna-se uma vantagem também para o consumidor, já que estará a levar mais quantidade por um preço menor. Mais, num alimento embalado por este sistema, os seus líquidos não se evaporam, fazendo com que o peso do mesmo seja igual até ao momento em que é consumido.

Cada vez mais os produtos são embalados a vácuo para vantagem de todos, sejam açougues, indústrias alimentares, distribuidores, consumidores e até para as geladeiras que vêm os seus congeladores serem mais bem aproveitados. Saiba que os alimentos conservados em vácuo são cada vez mais:

  • salgados;
  • legumes;
  • massas;
  • carne;
  • cereais;
  • peixe;
  • sucos;
  • queijos;
  • pizzas;
  • molhos;

Entre outros?

Agora que sabe fazer esta conservação a vácuo, de forma caseira, você pode estar mais seguro e confiante com a maneira como os seus alimentos estão embalados. Assim, terá refeições mais saudáveis certamente!

De seguida, segue-se um vídeo em inglês que explica o processo indicado por nós anteriormente! Apesar da língua, conseguirá perceber todo procedimento.

 

'


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS