Receita de Bolo Rocambole Invertido

INGREDIENTES

Para o rocambole:
5 ovos
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (175 gramas)
5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo (150 gramas)
1 colher (café) de essência de baunilha (opcional)

Para o recheio:
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por cerca de 40 minutos
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha de creme de leite
Cerca de 100 gramas de chocolate ao leite picado

Para a cobertura:
2 caixinhas de chantilly pronto (400 mL)

MODO DE PREPARO

Para o rocambole:
Na batedeira, bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume. Sem bater, incorpore delicadamente a farinha. Acrescente a essência de baunilha e misture. Coloque numa fôrma retangular grande (a minha tem 25 x 35 cm), untada e forrada com papel-manteiga também untado e asse no forno pré-aquecido. Desenforme sobre um pano de prato úmido e com açúcar polvilhado.

Para o recheio:
Abra as latas já frias e coloque na vasilha da batedeira. Coloque o chocolate e o creme de leite e bata até obter um creme homogêneo. Reserve na geladeira para firmar um pouco.

Para a cobertura:
Bata o chantilly gelado até ficar firme. Reserve na geladeira.

Montagem:
Desenforem o rocambole sobre um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar (foto 1). Espalhe o recheio sobre o rocambole (reserve um pouco para a decoração). Coloque o chocolate picado por cima (foto 2). Corte o rocambole em 6 pedaços, primeiro faça 3 fatias no sentido do comprimento, depois mais 3, na altura. Numa fôrma ou prato de servir, coloque um pouco do recheio para o bolo "colar" (foto 3). Faça um pequeno rocambole com um dos 6 pedaços e coloque no centro da fôrma. Pegue outro pedaço e junte nesse pequeno rocambole, montando uma espiral. Vá "colando" os pedaços até terminar (foto 4). Aperte para fixar. Leve para a geladeira por algumas horas para endurecer e garantir que o bolo está bem "grudado". Desenforme e espalhe uma camada de chantilly (foto 5). Faça "riscos" horizontais com chantilly, dando espaço para preencher depois com o doce reservado. Em volta e nas laterais, decore a gosto (foto 6). Cubra os espaços com o doce (foto 7). Com um palito, faça movimentos de esquerda e direita para o efeito visto na foto 8. Na foto 9, como ele fica por dentro.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS