Receita de Aprenda a fazer Iogurte Grego caseiro

INGREDIENTES

ingredientes:
1 litro de leite desnatado
1 copo de iogurte natural desnatado
baunilha
adoçante a gosto

MODO DE PREPARO

Essa receita foi elaborada e testada por várias vezes pela querida Flávia Lobão do blog Confissões de uma quase sarada e hoje vamos compartilhar os segredinhos aqui para vocês.

Ingredientes:

Os segredinhos da Flávia: 

Segredinho número 1: A escolha do leite. A marca influencia no resultado, a primeira eu fiz com Elegê e não gostei do sabor. Então eu comprei esse leite Regina ZERO que eu amo, é uma delícia puro tem gosto de leite de verdade, encorpado, até a cor dele é diferente (mais amarelado do que o Elegê que é brancão). Se não tem esse leite na sua cidade, acredito que o Parmalat desnatado também deve ficar bom porque para mim é bem parecido com o Regina.

Segredinho número 2: A escolha do iogurte. Desnatado, com menos carboidrato e mais proteína. De todos que vi no mercado, o Paulista foi o melhor. Além de ser mais barato!!!

PRIMEIRO PASSO:

Colocar o leite na panela (tire 2 colheres de sopa e reserve) e aquecer até o ponto de fervura. Isso seria 95ºC, mas como não tenho termômetro, foi no olho mesmo. Esperei esquentar até formar uma espuma sobre o leite, antes dele ferver.

SEGUNDO PASSO:

Depois que o leite chegou nesse estágio, desligue o fogo e espere chegar a 35ºC. Como assim, se não tenho termômetro? Bem é só esperar chegar chegar ao ponto de colocar seu dedo e sentir bem morninho, leva uns 50 min até chegar esse ponto.

TERCEIRO PASSO:

Enquanto você espera chegar a essa temperatura mora, pegue o iogurte (que você já deve deixar fora da geladeira por 1 hora antes de começar todo o processo - isso vai fazer com que as bactérias "acordem") e misture 2 e 1/2 colheres como leite que você reservou. Aqui estão dois grandes segredos: 1- deixar o iogurte em temperatura ambiente e 2- misturar SÓ duas e meia colheres de iogurte no leite... Por mais tentada que você fique não coloque o pote todo... esse foi um dos meus erro que fez o bixinho ficar azedo...

QUARTO PASSO: 

Colocar a mistura de leite com iogurte no leite morno. Enrolar um pano e colocar no forno, DESLIGADO, só com a luz acessa para manter o calorzinho. Deixar lá quietinho por 8-10 horas. Eu fiz a noite e deixei a noite toda!!!

NÃO DEIXE MAIS QUE 10 HORAS PARA NÃO FICAR AZEDO!!!

SEXTO PASSO:

Na manhã seguinte a consistência deve ser essa:

Mas ainda tem muito soro... agora a gente vai separar o soro...e encorpar o iogurte.

Eu usei a vaporeira, mas se você não tem pode ser o escorredor de macarrão, forrado com filtro de papel para coar café... Pode ser um tecido limpo? Pode! Mas eu não tinha, então foi o filtro mesmo.

SÉTIMO PASSO:

Abri e forrei o fundo da vaporeira, e despejei a mistura de iogurte com soro, não tem problema se misturar!!! Colocar na geladeira por 2-3 horas.

E deve ficar assim: cremoso e consistente!!!

OITAVO e FINALMENTE, ÚLTIMO PASSO:

Aqui nesse ponto o iogurte grego está pronto, super cremoso! Mas eu queria que ele ficasse adocicado, então eu pinguei 20 gotas de essência de baunilha e 15 gotas de adoçante. E garanto que faz toda a diferença!!!
Quanto ao adoçante fica a gosto, mas não deixe de por a baunilha!
Agora é só se esbaldar...
DICA: Geleia de blueberry com amoras que ficou uma delícia para acompanhar!!!
Agora é só usar a criatividade para incrementar o iogurte, mas comê-lo puro já é de comer rezando!!!


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS