3 alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar e 3 que você sempre deve lavar (a maioria das pessoas faz o contrário)

INGREDIENTES

Embora vá contra tudo aquilo a que estamos habituados, a lavagem de certos alimentos pode contribuir para abrir caminho para bactérias ao invés de as eliminarmos. Enquanto que há alimentos que sim, devem ser cuidadosamente higienizados, outros mantêm as suas propriedades ficando longe da água.

Alimentos que não deve lavar antes de cozinhar

1. Frango

Lavar o frango antes de cozinhar, com o intuito de eliminar bactérias, pode parecer certo, mas está errado.
Em contato com a água as bactérias que vivem no frango são contaminadas. Além do mais quanto mais manusearmos o frango mais permitimos que esses seres vagueiem pela cozinha.
A salmonete é a bactéria que é encontrada no frango com maior frequência e a grande responsável por deixar adultos e crianças doentes. Se você apresentar sintomas como dores de barriga, febre e diarreia é possível que tenha contraído essa doença. Principalmente, no caso em que esses sinais surgem entre 12 a 72 horas depois da exposição à bactéria. Essa é uma condição que você terá de suportar por mais 4 ou 7 dias.
Para livrar o frango eficazmente de bactérias deve cozinhá-lo a uma temperatura igual ou superior a 75º.

2. Ovos

Os ovos industrializados estão protegidos com uma camada isolante que previne que as bactérias dos ovos possam contaminar outros alimentos. Se você lavar os ovos vai remover esse filtro de proteção e vai aumentar as chances de contaminação.

3. Peixe

O caso do peixe é muito similar ao do frango. Ao lavar o peixe cru vai estar criando condições para que as bactérias se difundam e desenvolvam. Esse efeito vai contrariar o seu objetivo inicial.

Alimentos que deve sempre lavar antes de cozinhar

1. Alimentos enlatados

Nessa situação, deverá mesmo lavar as latas antes de as abrir. Dê uma atenção especial para a tampa, para evitar que as bactérias contaminem o alimento embalado. No caso dos alimentos não cozinhados, o melhor é enxaguá-los para limpar os conservantes.

2. Frutas e vegetais com cascas que podem ser consumidas

Essa é uma regra de ouro. Em qualquer circunstância deve higienizar as frutas e os vegetais que vai consumir com casca. Faça essa lavagem usando água fria, mesmo antes de comer o alimento. Não use sabão, porque pode ser absorvido pela casca.
Para diminuir a pregação de bactérias, depois de lavado limpe o alimento com a ajuda de papel toalha. Não facilite mesmo que os alimentos sejam de cultivo orgânico. Nos mercados, postos de venda e transportação os alimentos ficam expostos a muita coisa prejudicial.

3. Frutas e vegetais com cascas que não podem ser consumidas

Há muitos alimentos cuja casca não temos por hábito comer. Porém, essas cascas estiverem em contato com a terra e são uma fonte de bactérias. É difícil impedir, não lavando, que esses seres microscópicos não contaminem o interior da fruta ou verdura.

Quer saber mais? Então assista a esse vídeo!

'


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS